10 Passos Para Uma Alimentação Saudável Que Melhora a Sua Qualidade de Vida

Conheça os 10 Passos Para uma Alimentação Saudável No Seu Dia a Dia

A população de vários lugares do mundo, incluindo o Brasil está cada vez acumulando mais doenças fatais, são milhões de brasileiros com sobrepeso e obesidade.

Muitas pessoas acumulam doenças como diabetes tipo 2 + hipertensão ou hipertensão + doenças cardíacas, entre outras doenças que são causadas, entre outros fatores, por conta da má alimentação.

Hoje o Dicas de Saúde vai te ajudar com 10 passos para uma alimentação saudável, para que você possa criar o hábito de melhorar a sua alimentação no dia a dia.

Com o passar do tempo, você não vai nem lembrar destes passos, e estará se alimentando bem de forma natural.

Veja Também: Como ter uma vida melhor, mais equilibrada e feliz, uma experiência única para Assumir de vez o Controle da Vida que Você Deseja!

Melhorando a sua alimentação, você estará evitando e combatendo doenças que poderiam te matar no futuro como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, obesidade e até mesmo o câncer.

Confira agora quais são os 10 passos para uma alimentação saudável.

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(VÍDEO) Alimentação Saudável

 

(VÍDEO) Alimentação Saudável

 

(VÍDEO) Alimentação saudável: aprenda a montar marmitas!

 

10 Passos Para Uma Alimentação Saudável

10 Passos Para Uma Alimentação Saudável Que Melhora a Sua Qualidade de Vida Interna

#1 – A Base da Alimentação Deve Ser De Alimentos In Natura

Os alimentos in natura e os menos processados são a base ideal para uma alimentação balanceada, nutritiva e saborosa.

Este é um dos principais dos 10 passos para uma alimentação saudável.

Existe uma grande variedade de alimentos in natura e menos processados, são eles as frutas, verduras, legumes, entre outros.

Criar um hábito utilizando estes alimentos que sua mãe sempre disse para você comer desde pequeno. A sua mãe sempre teve razão. Inclua o brócolis na sua dieta.

 

 

#2 – Diminuir os Temperos

Quando está na cozinha, mesmo que não incorpore o MasterChef, você provavelmente gosta de caprichar nos temperos de sua comida. Porém, é necessário diminuir os temperos.

Os brasileiros tem o costume de usar grandes quantidades de sal e açúcar.

Mesmo que você se comprometa com o Passo #1, se não tiver moderação ao usar óleos, sal, açúcar, temperos processados, a sua alimentação ficará desbalanceada e poderá te trazer prejuízos, por exemplo, o consumo excessivo de sal pode desenvolver a hipertensão.

 

#3 –  Menos Alimentos Processados

Os alimentos processados são fabricados de uma maneira em que alteram o valor nutricional e a composição dos ingredientes.

Os alimentos processados podem ser consumidos em pequenas quantidades, para preparação de algum alimento ou em uma emergência, mas sempre que possível substitua os alimentos processados por alimentos naturais.

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#4 – Evite os Alimentos Ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados são os biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes, macarrão instantâneo, entre outros. Estes alimentos possuem ingredientes nada nutritivos.

Por muitas vezes, estes alimentos, como os refrigerantes e biscoitos recheados são consumidos de forma exagerada, principalmente por crianças, aumentando as chances de uma diabetes infantil.

Evitar ao máximo os alimentos ultraprocessados é uma das principais atitudes dos 10 passos para uma alimentação saudável.

 

#5 – Nunca Almoce Sozinho

Uma das melhores atitudes que você precisa tomar a partir de agora é sempre fazer suas refeições no mesmo horário, evitando assaltar a geladeira entre uma refeição ou outra.

Se você está almoçando às 13h, tente manter este horário todos os dias.

Outra atitude muito positiva é sempre que possível, coma em companhia, com amigos, familiares, colegas de trabalho ou de curso.

Fazer refeições com companhia favorece comer com regularidade e atenção.

 

#6 – Sempre Compre em Locais com Variedades de Alimentos

O brasileiro costuma fazer compras nos lugares mais baratos, porém, isso sempre faz com caiam nos supermercados.

Nem sempre os supermercados tem ofertas ou preços melhores para alimentos in natura ou menos processados. Sempre que possível, procure fazer compras de alimentos em feiras livres e feiras de produtores.

 

#7 – Compartilhe Suas Receitas

Se você gosta de cozinhar e tem habilidade na cozinha, procure compartilhá-las e ajudar outras pessoas com receitas saudáveis, principalmente com crianças e jovens.

Se você não é muito bom na cozinha, tente se adequar e procure aprender. Aprender a cozinhar é muito importante para a sua saúde.

 

#8 – Planeje Sua Alimentação

“Não sei o que vou fazer para o almoço.” Esta é uma frase muito comum para os brasileiros, porém, é muito importante que você tenha um planejamento da sua refeição.

Organize a dispensa, planeje o que precisa comprar e defina com antecedência o seu cardápio da semana.

 

#9 – Se For Fazer Refeições Fora de Casa, Peça Para Fazerem na Hora

Quando for fazer refeições fora de casa, dê preferência para lugares que servem refeições feitas na hora.

Evite fast-food e escolha restaurantes de comida a quilo. Mas verifique bem as condições do restaurante antes fazer a sua refeição.

 

#10 – Não Acredite em Tudo Que Vê na Televisão

Cuidado com as propagandas na Televisão, verifique os ingredientes dos produtos oferecidos nos comerciais, nem sempre o que diz a publicidade é verdade.

Principalmente com alimentos para crianças. Antes de chegar no mercado e comprar porque seu filho está pedindo, olhe com atenção a embalagem e veja se realmente é saudável ou não. Lembrado Passo #1? Fique de olho.

ATUALIZADO: 16.01.17 (INFOGRÁFICO)

 

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