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Alimentação e Bem-Estar

10 Super Alimentos Para Combater a Fadiga e Cansaço: 2016

10 Superalimentos Para Combater a Fadiga

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Fadiga, também conhecida como cansaço, exaustão, letargia e apatia, é um termo usado para descrever a sensação geral de estar cansado e fraco.

Pode estar relacionado ao cansaço físico ou mental. Sentir-se cansado, não é o mesmo que sentir-se sonolento, embora este possa ser um sintoma da fadiga.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde nos Estados Unidos, aproximadamente 1 em cada 5 americanos sofrem da fadiga que interfere em suas vidas diárias.

A fadiga afeta mais as mulheres que os homens. Vários fatores como: estilo de vida, condições médicas ou problemas psicológicos podem causar fadiga.

Os fatores de estilo de vida que contribuem para este problema incluem o uso excessivo de álcool, ingestão excessiva de cafeína, atividade física excessiva, inatividade, pouco sono e hábitos alimentares pouco saudáveis.

Você pode sentir-se cansado devido a problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão, dor e estresse. Mesmo certas condições médicas podem trazer fadiga como: insuficiência hepática, anemia, câncer, doenças renais, doenças cardíacas, distúrbios da tireoide, obesidade, apneia do sono e diabetes.

O principal sintoma de fadiga é cansaço, especialmente depois de uma atividade física ou mental.

Alguns outros sinais incluem dores musculares, falta de motivação, dificuldade de concentração, tonturas, dores de cabeça, irritabilidade, perda de apetite, mau humor e falta de energia.

Se sua fadiga é devido ao esforço físico, mental ou emocional, alguns alimentos podem ajudar a restabelecer sua energia.

Alimentos chaves irão fornecer ao seu corpo todos os nutrientes essenciais, tais como proteínas, gorduras e hidratos de carbono complexos, bem como vitaminas e minerais para funcionar corretamente e combater os sintomas de fadiga.

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Aqui estão os 10 Superalimentos para Combater a Fadiga

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1. Bananas

As bananas contêm uma boa quantidade de potássio, que o corpo precisa para converter o açúcar em energia.

Além disso, as bananas são ricas em muitos nutrientes importantes, tais como vitaminas do complexo B, vitamina C, ácidos graxos ômega-3, ômega-6, fibras e carboidratos, que ajudam a combater o cansaço, desidratação e outros sintomas de fadiga.

Além disso, os açúcares naturais como sacarose, frutose e glicose das bananas são essenciais para aumentar a energia rapidamente.

Coma 1 a 2 bananas diariamente. Você também pode desfrutar de um shake de banana ou smoothie para manter seu corpo hidratado e cheio de energia.

 

2. Chá Verde

Tomar um refrescante chá verde também ajuda contra a fadiga, especialmente o estresse e o cansaço relacionado com o trabalho.

Chá verde contém polifenóis que ajudam a reduzir o estresse e aumentam a energia e melhoram o foco mental.

Ele contém componentes que aumentam o metabolismo e protegem contra muitos inconvenientes do cansaço.

Para fazer uma xícara de chá verde, coloque 1 colher de chá de chá verde(folhas) em uma xícara de água quente por 5 minutos.

Coe, adicione mel e beba este chá 2 ou 3 vezes por dia. Em vez de folhas de chá verde, você pode usar saquinhos de chá.

 

3. Sementes de Abóboras

Sementes de abóbora é um lanche ideal para combater a fadiga. Contém proteínas de alta qualidade, ácidos graxos omega-3, vitaminas B1, B2, B5 e B6, bem como minerais, como manganês, magnésio, fósforo, ferro e cobre.

Todos estes nutrientes impulsionam seu sistema imunológico, fornecendo energia e combatendo os sintomas da fadiga.

Além disso, o triptofano encontrado nas sementes da abóbora ajudam a combater a fadiga emocional e ajudam a dormir melhor, o que pode aliviar o cansaço físico.

Apenas um punhado de sementes de abóbora vai lhe dar energia instantânea e fazer você se senta menos cansado. Você pode comer sementes de abóbora assadas.

Você pode até mesmo alternar com manteiga de semente de abóbora para aumentar o seu metabolismo.

 

4. Aveia

Um alimento perfeito para combater a fadiga é a aveia. Ele contém carboidratos de qualidade que são armazenados no corpo como glicogênio e fornecem combustível para o cérebro e os músculos ao longo do dia.

Além disso, tem muitos nutrientes importantes como proteínas, magnésio, fósforo e vitamina B1 que ajudam a aumentar seus níveis de energia.

Aveia também é considerada como um superalimento para a saúde digestiva, devido ao seu alto teor de fibras.

Pessoas diabéticas podem comer mingau de aveia pois ajuda a manter os níveis normais de açúcar no sangue.

Uma tigela de mingau de aveia é ótima no café da manhã. Você pode melhorar os benefícios para a saúde acrescentando frutas e nozes.

 

5. Iogurte

A alta quantidade de proteínas, hidratos de carbono e probióticos do iogurte cuidam da saúde intestinal e ajudam a combater os sintomas da fadiga.

Na verdade, o corpo processa o iogurte mais rapidamente do que qualquer alimento sólido, que funciona como uma grande fonte de energia rápida sempre que você precisar dele.

Os probióticos no iogurte melhoram os sintomas da síndrome da fadiga crônica.

Eles também desempenham um papel chave melhorando a saúde de seu aparelho digestivo.

Você pode comer iogurte a qualquer hora do dia. Coma pelo menos 1 copo de iogurte sem gordura diariamente.

Se você não gosta de iogurte, adicione algumas frutas, nozes ou faça um smoothie.

 

6. Melancia

Se você está se sentindo cansado em um dia quente ou desidratado após um exercício físico, você pode obter sua energia de volta com uma fatia de melancia.

A melancia é rica em água e eletrólitos que reidratam e ajudar a mantê-lo ativo e isento de sintomas da fadiga.

Além disso, é rico em nutrientes como potássio, vitamina C, licopeno, beta-caroteno e ferro que combatem a fadiga.

Da próxima vez você se sentir cansado e precisar de energia instantânea, coma uma fatia de melancia.

Você também pode fazer uma bebida saudável com melancia, mel, suco de limão e água. Beba o suco depois de um treino para evitar os sinais da fadiga.

 

7. Nozes

Outro alimento popular contra a fadiga são as nozes. Elas são ricas em ácidos graxos ômega-3 que facilmente combatem os sintomas da fadiga e aliviam os sintomas de depressão leve.

Além disso, as nozes contêm proteína e fibra, que ajuda a impulsionar energia depois de um treino. Elas contém uma quantidade razoável de manganês, magnésio, fósforo, ferro, cobre e vitaminas.

Inclua 1/4 xícara de nozes sem casca em sua dieta diária. Você pode comer nozes assadas como um lanche saudável no meio da manhã ou no meio da tarde.

Além disso, você pode polvilhar pedaços de nozes em cereais, milkshakes, vitaminas, sopas e saladas.

 

8. Feijão

Feijões são chamados de alimentos benéficos por muitas razões. Eles têm inúmeros benefícios para a saúde e podem ajudar a combater a fadiga.

Os feijões são ricos em fibras, contém uma boa proporção de carboidratos complexos e proteínas e uma matriz de minerais como potássio, magnésio, fósforo, cobre e ferro.

Esta composição nutricional única fornece energia de longa duração que o impede de sentir-se cansado.

Como a maioria dos grãos têm um baixo índice glicêmico, você pode comê-los sem se preocupar com picos repentinos de açúcar no sangue e subsequentes mergulhos de energia.

Você pode experimentar diferentes tipos de feijão para refeições diferentes durante todo o dia.

Pode-se usar a soja no almoço, usá-los em sopas ou salada de feijão preto no almoço ou jantar.

 

9. Pimentão Vermelho

Pimentão vermelho é uma das melhores fontes de vitamina C. Este antioxidante não só dá um impulso ao seu sistema imunológico, mas também ajuda a reduzir o cortisol, o hormônio que contribui para o estresse e a fadiga.

Na verdade, a vitamina C é essencial para um sistema adrenal saudável, que ajuda a prevenir a fadiga de estresse físico ou emocional.

Também verificou que a falta de vitamina C pode fazer você sentir-se mais cansado. Pimentões vermelhos também são rico em vitaminas A, B6 e C, ácido fólico e fibra.

Apenas 1 xícara de um pimentão vermelho diariamente será mais do que suficiente para manter sua energia e metabolismo elevado.

Você pode incluir pimentão vermelho em sua dieta e prepará-lo cru, cozido, assado, grelhado ou recheado.

 

10. Espinafre

Espinafre é outro grande alimento que combate a fadiga e que você pode encontrar facilmente no mercado.

Espinafre é a comida mais densa em ferro que ajuda a oxigenar o sangue para as células do corpo.

Este por sua vez ajuda a produzir energia e combate o cansaço e outros sintomas da fadiga.

Além disso, espinafre contém magnésio, potássio e vitaminas C e B que ajudam muito na falta de energia e necessidade de aumentar o seu metabolismo.

Você pode adicionar as folhas de espinafres em sanduíches, sopas ou outros lanches saudáveis.

Você também pode adicioná-lo em ensopados, cozidos e batidos sem alterar o sabor. Um copo de suco de espinafre é outra opção fácil para combater a fadiga.

ATUALIZADO: 25.11.16 (INFOGRÁFICO)

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