Banner 1
Banner 2

Dicas de Saúde

Entenda a Postura Corporal Correta e Incorreta Para Atividades do Dia a Dia

Saiba Tudo Sobre Postura Corporal Correta e Incorreta Para Evitar Dores de Coluna

Avalie este post

A postura corporal correta e incorreta está presente no nosso dia a dia, desde o momento quando acorda até a hora de dormir.

Seja deitado, sentado ou andando, a sua postura corporal pode evitar ou causar dores de colunas.

A postura corporal correta significa a posição em que a pessoa mantem durante uma atividade que é recomendada por especialistas.

Evitando dores e problemas na coluna, garantindo saúde através do funcionamento do corpo.

A postura corporal incorreta pode causar futuras lesões articulares, dificultando a locomoção e provocando dores que analgésicos não resolvem.

A postura correta contribui para que a coluna vertebral, que é o eixo central da postura do corpo, não tenha desvios.

Qualquer desvio na coluna vertebral causa problemas graves. Além de esteticamente, a pessoa com desvio na coluna ter que andar curvada.

dicasdesaude.blog.br-entenda-a-postura-corporal-correta-e-incorreta-para-atividades-do-dia-a-dia

>> Recomendamos Para Você:

 

(VÍDEO) Aprenda exercícios para melhorar a postura

[videoyt]

[/videoyt]

 

(VÍDEO) 15 Dicas Postura Corporal

[videoyt]

[/videoyt]

 

(VÍDEO) Postura Corporal em Entrevista de Emprego

[videoyt]

[/videoyt]

 

Principais Problemas da Postura Corporal Incorreta

Entenda a Postura Corporal Correta e Incorreta Para Atividades do Dia a Dia Interna

  • Dores musculares, principalmente nas áreas do pescoço, coluna, braços;
  • Sensação de rigidez muscular; 
  • Sensação de fadiga e cansaço;
  • Sensação de irritação, tensão e stress;
  • Sensação de dormência e formigamento;
  • Existência de edemas;
  • Ocorrência de LER/DORT;
  • Ocorrência de deformação física;

 

Postura Corporal Correta e Incorreta no Dia a Dia

Postura Corporal Correta e Incorreta para Dormir

A posição mais apropriada para dormir é de lado sem que os joelhos permaneçam encostados (em atrito) ou apoiar os joelhos com uma almofada pequena entre eles, usar um travesseiro que deixe a cabeça na altura do corpo, sendo que o colchão deve ter a densidade correspondente ao peso da pessoa.

Deitar de bruços, manter os braços elevados, com as mãos atrás da cabeça ou em cima dela, com os joelhos (côndilos mediais) em atrito são posições erradas para dormir.

 

Postura Correta e Incorreta para Levantar da Cama

Ao levantar da cama primeiramente coloque as duas pernas ao lado, apoiando as mãos na cama para erguer a coluna.

 

Postura Correta e Incorreta para Andar

Ao caminhar distribuir o peso do corpo entre ambas as pernas, mantendo os pés voltados para frente, apoiados no chão, e o abdômen contraído.

A cabeça deve estar ereta, com o queixo paralelo ao chão. Os braços devem balançar naturalmente, relaxados ao longo do corpo.

Usar calçados confortáveis, evitando saltos altos e manter o corpo o mais ereto possível, sempre olhando para frente na altura dos olhos.

 

Postura Correta e Incorreta para Levantar Peso

Ao agachar-se para levantar peso flexione os joelhos . Manter a coluna ereta e as pernas flexionadas, isso é dobrar os joelhos, mantendo a coluna ereta. Ao carregar peso, evite dobrar o tronco.

 

Postura Correta e Incorreta para Sentar

Ao sentar manter as costas retas, apoiadas no encosto. Os braços devem estar sobre o apoio da cadeira, e os ombros relaxados.

Os pés devem estar no chão ou sobre um apoio. Deve haver um ângulo de 90° dos joelhos em relação aos quadris.

Ao levantar de cadeiras ou poltronas, procure apoiar nos braços destas. Evite ler ou assistir televisão encostado/apoiado na cama por um grande período.

 

Postura Correta e Incorreta para Dirigir

Ao dirigir ajuste o encosto e o assento, um suporte lombar e uma boa angulação do assento são essenciais para prevenção de dores lombar, mantenha o ângulo do encosto entre 110 a 120 graus.

Se possível a cada 2 horas faça pequenas pausas e uma caminhada.

Na direção, evite torcer o pescoço para olhar para trás. Procure treinar a visão pelos retrovisores do carro.

Use sempre o cinto de segurança.

 

Postura Correta e Incorreta para Usar o Computador

Quando for usar o computador, prestar atenção na posição da tela, ela deve estar exatamente na altura dos olhos, não mais baixa, nem mais alta.

Quando digitar, levantar sempre o pescoço, mantendo o corpo e a cabeça retos.

Use um teclado anatômico ou apoio para os braços. Talas próprias e indicadas por médico, também ajudam a evitar ou aliviar a DORT.

ATUALIZADO: 28.11.16 (INFOGRÁFICO)

medico emagecer mulher azul

 

>> Leia Mais Sobre Bem estar e Equilíbrio, Veja Como se Manter mais Saudável e Feliz:

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.