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Prevenir Doenças Hereditárias: Tudo Sobre o Assunto

Prevenir Doenças Hereditárias

Quando as pessoas dizem coisas como “doença cardíaca ocorre na minha família”, e “os meus pais tinham câncer, então eu tenho medo, eu vou ter também,” confirma nossas suspeitas de que o DNA é o destino.

A verdade, no entanto, é que não tem que ser: O DNA que herdamos dos nossos pais não necessariamente determina nosso destino. Na verdade, nós podemos modificar o comportamento do nosso DNA e genes em suas maneiras de atacar.

Certamente, todos nós nascemos com um conjunto de forças genéticas e vulnerabilidades, mas podemos trazer o melhor ou pior em nossas predisposições genéticas baseadas nas escolhas de nutrição, exercício e estilo de vida que nós fazemos.

A recompensa em lançar mão de cartas genéticas é uma melhor saúde e, potencialmente, uma vida mais longa.

O custo de jogar mão desse mal, por outro lado, pode ser alto: nós podem sofrer os primeiros sintomas de problemas de saúde que podem acontecer fora da idade muito avançada; nós podemos contrair doenças, que poderíamos ter evitado por completo.

Todos nós herdamos variações em nossos genes que exclusivamente nos fazem quem somos. Infelizmente, algumas dessas variações dificultam a capacidade dos nossos genes de fazer o que se destina seus trabalhos. Tais obstáculos em última análise, aumentam nossa susceptibilidade à doença.

Além disso, à medida que envelhecemos, nosso DNA e genes ficar danificados (mutações), que também leva a um maior risco de doença. Não podemos impedir o acúmulo de dano genético ou o processo de envelhecimento, mas podemos retardá-lo e aumentar a nossa resistência à doença.

Pouco a pouco, os cientistas ganharam uma ideia mais clara de como a nutrição influencia nossos genes. Isto deu origem a um novo campo científico chamado nutrigenômica.

Nos últimos 10 anos, peritos fizeram saltos quânticos em entendimento sobre nutrientes — o que comer ou não comer — podem afetar nossos genes.

A pesquisa mostrou que, se herdamos genes bons ou maus, uma boa nutrição pode melhorar seu desempenho.

Maus hábitos de nutrição e estilo de vida, entretanto, podem predispor os nossos genes para um comportamento muito pior. Quanto a doença de coração, osteoporose e câncer de mama na sua família

 

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Jogue com suas fraquezas

Nossas diferenças genéticas individuais — fraquezas, se quiserem — podem complicar a situação.

A falta de certos nutrientes essenciais amplifica nossas fraquezas herdadas, aumentando o risco de doença.

 

Aqui estão três exemplos comuns de como isso pode acontecer:

 

Doença de Coração

Aproximadamente um quarto dos americanos herdam a variações no gene que produz uma enzima crucial envolvido na construção do DNA e regulamenta a atividade do gene.

Este gene depende principalmente do ácido fólico e, em menor medida, das vitaminas B2, B6 e B12.

Quando esta fraqueza genética programas de uma forma ineficiente da enzima crítica) é combinada com baixa ingestão de ácido fólico (comum entre pessoas que não consomem muitos vegetais de folhas verdes ou tomam suplementos adequados), a enzima não consegue fazer seu trabalho.

O resultado? Um maior risco de doença cardíaca, bem como acidente vascular cerebral, câncer e defeitos congênitos. O problema pode ser facilmente compensado, no entanto, pelo aumento da ingestão de vegetal, tomando suplementos de ácido fólico (400 a 800 mcg diariamente) ou, melhor ainda, de tomar um suplemento vitamínico multivitamínico ou complexo B de alta potência.

 

Osteoporose

Pesquisadores identificaram 22 variações no gene responsável por como nossos corpos usam vitamina D. Um terço dos americanos têm uma variação particular deste gene.

Estas variações genéticas interferem com o uso do corpo da vitamina D, em baixos níveis podem aumentar o risco de osteoporose, câncer e susceptibilidade à infecção.

A situação é agravada pelo fato de que existem poucas fontes de alimentos disponíveis com vitamina D e apenas uma exposição limitada ao sol em latitudes do Norte durante o outono, inverno e primavera.

Novamente, esta variação genética pode ser compensada por aumentar a ingestão de vitamina. Infelizmente, é um desafio para muitas pessoas obter a quantidade adequada de vitamina D através de dieta sozinho.

Mas gaste apenas de 15 minutos diariamente de sol no verão (de manga curta e caminhadas curtas, por exemplo) aumenta a produção no corpo de vitamina D, em estimado 10.000 IU.

(Para minimizar o risco de danos causados pelo sol, proteger áreas superexpostas e sensíveis, evite o sol entre 10 e 14 h e use chapéu e protetor solar, depois de você estiver há um tempo no sol.)

Alguns especialistas também sugerem tomar vitamina D em suplementos além, ou como alternativa, para passar um tempo no sol. Walter Willett, MD, professor de epidemiologia e nutrição da Escola Pública de Saúde de Harvard, recomenda que todos tomem 1.000 UI diariamente de suplementação de vitamina D e aumente para 2.000 UI, se tiver uma tez escura ou passar a maior parte do seu tempo dentro de casa.

 

Câncer de Mama

Mulheres que herdam mutações nos genes chamados de câncer de mama (BRCA1 e BRCA2) têm um risco substancialmente maior de desenvolvimento de câncer de mama ou de ovário.

Ainda não são genes de câncer de mama verdadeira mas os genes de reparação do DNA que fornecem as instruções para fazer duas principais proteínas envolvidas na reparação do DNA.

Mutações em instruções genéticas para estes genes impedem-os de fazer o seu trabalho pretendido. Mas a nutrição adequada pode melhorar a função desses genes.

Um estudo europeu de 2005 publicado na Epidemiologia Cancer, Biomarkers e prevenção descobriu que as mulheres com mutações BRCA1 — quem tinha taxas mais elevadas de dano genético — reduziu seu dano de DNA para níveis normais em apenas três meses, tomando uma dose muito alta de suplementos de selênio.

(Verifique com seu médico antes de consumir grandes quantidades de selénio: pode ser tóxico em grandes doses. Mas a maioria pode se beneficiar de tomar 200 a 400 mcg de selênio diariamente — ou coma uma medida de castanha do Brasil, a mais rica fonte de alimento do mineral).

Quando os genes de reparação para BRCA1 e BRCA2 não conseguem fazer o seu trabalho, o corpo tem um sistema de backup.

Os trabalhos de reparação desloca-se para uma outra enzima, e mais uma vez, a boa nutrição desempenha um papel na sua função adequada. Esta enzima de reparo, conhecida como poly(ADP-ribose) polimerase é construída em torno de vitamina B3.

 

Alimentos Amígáveis do Gene

Um número crescente de pesquisadores, tais como a Loren Cordain, PhD da Universidade do Estado do Colorado, acredita que muitos dos problemas de saúde comuns hoje resultam de um conflito entre nossos genes antigos e modernos alimentos.

Fast foods (comidas rápidas) e alimentos de conveniência — carregado de açúcares refinados, carboidratos simples e gorduras trans — não fornecem os blocos de construção nutricionais para nossos genes.

Pior, porque eles são “alimentos geneticamente desconhecidos”, transformam-se em muitos genes que são melhores deixados sozinho.

Por exemplo, açúcares ativam os genes que fazem insulina, em níveis elevados que aumentam o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e câncer. Inverter tais riscos envolve três etapas principais:

O primeiro passo em comer para seus genes é limitar a ingestão de açúcares refinados encontrados em refrigerantes, sobremesas e alimentos embalados ou engarrafados mais convencionais.

Ao mesmo tempo, reduza o consumo de carboidratos refinados, encontrado na maioria dos pães, cereais, bolos, pães, pizzas e massas.

O corpo responde a estes hidratos de carbono refinados na forma como ele faz os açúcares. A maioria das pessoas optam por hidratos de carbono mais complexo, presente nas frutas, nozes e doces vegetais, como batata-doce.

 

O segundo passo é adotar uma versão moderna do que Cordain chama a dieta Paleo. Biologicamente, nos projetamos para proteínas magras, peixes e muitos legumes, juntamente com ervas aromáticas, embora haja um certo grau de variação individual.

 

(Por exemplo, algumas pessoas fazem melhor que os outros quando se trata de consumir leguminosas). Proteína fornece os aminoácidos, que nossos genes recombinam para fazer proteínas e enzimas necessárias em bioquímica normal.

Peixe (especificamente, água fria) fornecem à família gordura mais saudável para a dieta — ômega-3 — que sua vez desliga genes promovendo a inflamação. Legumes e ervas aromáticas são ricas fontes de antioxidantes, que ajudam a evitar danos ao DNA.

 

O terceiro passo consiste em tomar suplementos nutricionais. Enquanto estratégias de suplementação ideal variam por indivíduo, praticamente todos podem se beneficiar de tomar um suplemento diário de multivitamínico e multimineral de alta potência.

Tais suplementos podem ajudar a compensar algumas das fraquezas genéticas que herdamos todos nós, assim como os problemas de deslocamento de absorção relacionados ao uso de medicação ou envelhecimento.

Procure por um suplemento multivitamínico de alta qualidade que contém pelo menos 25 mg de vitaminas B1, B2 e B3. Considere a adição de quantidades extras de ácido fólico (cerca de 400 a 800 mcg diariamente) e vitamina B12 (cerca de 100 mcg diariamente), ambos os quais estão envolvidos na reparação e síntese de DNA

. Se você vive ao norte de 35 graus de latitude (Atlanta, Phoenix ou Los Angeles, por exemplo) e não gasta muito tempo ao ar livre, tome 1.000 UI de vitamina D diariamente durante todo o ano. Se você é ativo ao ar livre na maioria dos dias de verão, você pode tomar um suplemento de vitamina D apenas durante o inverno e primavera.

A percepção de que nosso estado nutricional afeta nossa expressão genética — e, portanto, os nossos riscos de doença e nossa qualidade de vida — nos dá mais razão do que nunca para prestar atenção à forma como comemos.

Já não é uma questão de apenas observar o nosso peso, ou esforço para uma determinada proporção de carboidratos, proteínas e gorduras.

É uma questão de fornecimento de matérias-primas necessárias para a construção e manutenção de nosso DNA — a estrutura e as instruções de que nossas vidas dependem.

Nutrição especializada: Jack Challem vive em Tucson, Arizona e é autor de vários livros, incluindo Alimente bem seus Genes: Eat to Turn Off Genes causadores de doenças e diminuir o envelhecimento(John Wiley & Sons, 2005).

Por que o exercício é bom para seus Genes? Todos sabemos que o exercício ajuda a construir músculos e diminui as gorduras do sangue.

Mas o exercício também gira sobre um monte de genes envolvido na queima de gordura e hidratos de carbono — que põe em movimento uma cascata de atividades metabólicas. Tudo o que fazemos — ou não — liga e desliga os genes.

Por exemplo, exercício ativa o gene CD36/gordura, que aumenta a queima de gorduras. Também retrocede o gene ADRB2, envolvido na queima de gordura que seu corpo tenha armazenado.

Exercício também aumenta a atividade do gene PDH, que ajuda a queimar os hidratos de carbono.

Se você está curioso e tem algum dinheiro extra para gastar, você pode obter um parecer instantâneo parcial de como alguns de seus genes podem aumentar suas necessidades de nutrientes específicos.

Mas muitos especialistas desaconselham tais testes genéticos de controle-direto-consumo, citando o risco de ser incompleto, confuso e mal interpretado os resultados, juntamente com o potencial de suplemento questionável e fraudes de dieta.

Funcionários da saúde federal aconselham os consumidores a consultar seus médicos ou treinar conselheiros genéticos antes de realizar qualquer teste genético.

Em qualquer lugar por $250 a US $1.200, pode ser enviado a você um kit de teste que inclui dois cotonetes plásticos para raspar suavemente algumas células de dentro de suas bochechas.

Depois de voltar pelos correios, e cerca de um mês mais tarde, você terá um resumo de suas fraquezas, juntamente com conselhos nutricionais e de saúde relacionados e genética conhecida.

Embora possa ser útil saber se seus traços genéticos podem predispor você a um risco de doença cardíaca, diabetes, osteoporose e algumas outras condições (especialmente se você está motivado para fazer mudanças de estilo de vida para reduzir esses riscos), é importante manter o valor em perspectiva de tais resultados.

Em primeiro lugar, esses testes oferecem apenas uma imagem parcial: eles cobrem somente aproximadamente duas dúzias de genes de aproximadamente 20.000.

Em segundo lugar, as recomendações dietéticas mais importantes são também as mais universais: praticamente todos podem se beneficiar da redução de açúcares, carboidratos refinados e gorduras insalubres, enquanto aumenta a ingestão de vegetais e outros alimentos integrais e mais exercício.

E mesmo aqueles sem riscos genéticos, desafiam o destino ao comer comida rápida, ganhar peso, fumar e não se exercitar.

Então, a menos que você já fez essas alterações e está tentando retomar o seu regime já é um avanço para o próximo nível, é melhor gastar seu dinheiro em mais vegetais.

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