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Alimentação e Bem-Estar

Como Começar a Correr na Rua Sem Riscos

Descubra Como Começar a Correr na Rua Sem Riscos para Você?

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Vamos ver como começar a correr na rua sem riscos de lesão ou qualquer perigo do gênero!

Exercícios devem ser feitos de forma segura para que se evite articulações afetadas, músculos exauridos, abuso de exercícios (overtraining), problemas de pressão arterial, hipoglicemia, sobrecarga cardíaca ou respiratória.

Porém, muitos não tem tempo, dinheiro ou vontade de serem acompanhados por um profissional na academia ou particular.

Ainda bem que algumas dicas podem ajudar bastante na hora de partir para a rua e começar a lutar por uma vida mais em forma!

como começar a correr na rua sem riscos

Porque Escolher a Corrida e seus Benefícios

Se a meta é gastar muitas calorias enquanto se distrai… Ouvindo músicas, variando e progredindo sem a necessidade de alguém ao lado, a corrida urbana é de longe a melhor opção.

Sempre praticada verificando antes quais devem ser as condições para o início.

Os benefícios da corrida de rua são:

  • Alto gasto calórico (520 kcal/h em uma caminhada frenética e até 900 kcal/h em uma corrida)
  • Resultados observados em pouco tempo.
  • Melhora a disposição diária.
  • Melhora o apetite.
  • Alivia o estresse e a ansiedade.
  • Amplia os limites dos sistemas respiratório e cardiovascular.
  • Pode ser feita ouvindo-se música.
  • Não é preciso ficar preso a um lugar somente, sair das áreas próximas à residência, fazer uma trilha, ir até um novo local são coisas que tornam maior o gosto pelo esporte.
  • Ajuda no tratamento da diabetes, pois estimula a queima da glicose para geração de energia.

Como Começar a Correr na Rua Sem Riscos – Dicas

Escolha o Melhor Calçado

O tênis já está no senso comum quando se fala na prática de atividade física e ele é mesmo o essencial.

Um tênis com entressola e solado consideráveis em tamanho de qualquer material, como espuma e borracha que amortecem os impactos é ótimo.

O amortecimento diminui a pressão recebida pelas articulações e ajuda no alinhamento da coluna evitando danos a longo e curto prazo na região.

Como Escolher a Roupa

O material deve possibilitar a movimentação bem como a respiração da pele e não crie um grande atrito entre a pessoa e a vestimenta.

Recomenda-se camisetas, calças, shorts, casacos de malha de tricô e poliéster. Importante também manter as áreas em que se encontram as articulações bem aquecidas no clima frio.

Nessas condições, os músculos se contraem e os movimentos articulares ficam mais rígidos.

Como se Movimentar na Corrida

Os braços são parte importante do movimento durante uma corrida. Eles auxiliam no equilíbrio, no impulso para frente e para cima economizando energia. O deslocamento dos braços não precisa ser ao certo ensinado. Ele acontece por instinto.

O movimento dos braços é contrário ao das pernas e a angulação perfeita é de noventa graus.

A preocupação maior é com a pisada. Ela deve ser iniciada com a parte onde estão localizados os ossos do metatarso e das falanges, popularmente conhecida como “ponta do pé”.

Com o movimento assim iniciado, o impacto é menor e os riscos são diminuídos.

Comece Sempre Caminhando

Não tenha ansiedade para começar a correr maratonas!

O melhor e mais seguro é iniciar os treinos em curtas distâncias e na potência máxima. Exceder os limites do corpo pode ocasionar alguns dos problemas citados no texto como a hipoglicemia ou a exaustão dos músculos e sistema respiratório.

Se a cada dia tentar ao máximo, os 30 minutos feitos a 9 km/h serão rapidamente alcançados.

Como Comecei a Correr [Experiência] (VÍDEO)

Motivos para Correr (VÍDEO)

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